Matéria de Capa fala sobre cientista brasileiro de 26 anos que lidera pesquisa internacional sobre rejuvenescimento
O Matéria de Capa deste domingo (14/9) aborda o desejo da humanidade de viver mais e melhor, e mostra que esse sonho está mais próximo da realidade graças aos avanços da ciência. Com apresentação de Mayana Leocadio, o programa vai ao ar na TV Cultura, às 19h30.
O programa apresenta a história de Lucas Camillo, um brasileiro de apenas 26 anos, que lidera a equipe de Inteligência Artificial da Shift Bioscience, uma startup sediada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que está em busca de uma fórmula capaz de rejuvenescer células humanas. O projeto já apresenta resultados positivos: um gene identificado foi capaz de rejuvenescer células da pele em até dez anos. O objetivo é revolucionar o tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento, como Alzheimer, Parkinson, câncer e diabetes, que hoje sobrecarregam sistemas de saúde, como o SUS, no mundo inteiro.
A pesquisa, desenvolvida com apoio da inteligência artificial, pode transformar o futuro da medicina. Mais do que prolongar a vida, o foco é oferecer qualidade, prevenindo e tratando enfermidades que chegam com a idade.
O programa também mostra como outros centros de pesquisa, como Harvard e Stanford, estão avançando em terapias genéticas e epigenéticas capazes de retardar o relógio biológico e até prever que as primeiras pessoas a viverem 150 anos já nasceram.
Com dados sobre o envelhecimento da população brasileira, especialistas apontam os desafios do SUS diante do aumento da expectativa de vida e destacam a importância da prevenção com hábitos saudáveis. Por fim, questiona se é possível reprogramar as células humanas como se fossem computadores.
Comentários
Postar um comentário