Telejornais da Globo em São Paulo lançam projeto especial que evidencia a conexão campo e cidade


A Globo inicia, neste mês de julho, uma ampla cobertura que reforça sua presença em todo o estado de São Paulo e valoriza as conexões entre a capital e o interior.  A partir do dia 14, os telejornais ‘Bom Dia São Paulo’, ‘SP1’ e ‘SP2’ estreiam o projeto ‘O Campo É Aqui’, com entradas ao vivo e reportagens especiais que revelam como esses dois mundos – campo e cidade – aparentemente distantes, estão profundamente interligados, especialmente quando o assunto é a produção e o consumo de alimentos.  De um lado, a maior metrópole do país, com seus arranha-céus, trânsito intenso e milhões de pessoas que acordam cedo para trabalhar. Do outro, trabalhadores rurais que também madrugam para garantir que o alimento chegue à mesa de quem vive na cidade. Durante duas semanas, os repórteres Isadora Markus e Bernardo Bortolotto vão percorrer diversos municípios do interior paulista para contar essas histórias, em parceria com jornalistas das afiliadas da Globo. O projeto conta ainda com o apoio e a participação da equipe do ‘Globo Rural’. 

Além de revelar a origem dos alimentos consumidos pelos paulistanos nas refeições, o projeto ‘O Campo É Aqui’ mostra, por exemplo, as agrotechs - startups que, com auxílio da tecnologia, ajudam produtores rurais sem sair da cidade grande. Também explora a força do mercado de peixes do litoral do estado, responsável por abastecer, por exemplo, os restaurantes japoneses da capital. Outro destaque é o trabalho de um projeto na capital.  Em uma horta educativa, crianças aprendem sobre alimentação saudável e colhem alimentos destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. As reportagens contam ainda histórias inspiradoras de famílias que deixaram a capital e cidades como Osasco para empreender no interior, produzindo itens artesanais à base de goiaba e pimenta vendidos nas grandes metrópoles.  O projeto também destaca a presença da cultura rural no cotidiano urbano, como a popularidade da música sertaneja em bares e baladas, e o aumento da influência da moda country entre os moradores da capital paulista. 

E a partir desta sexta-feira, dia 11, o ‘Bom Dia São Paulo’ começa a ser ancorado diretamente de cidades do interior paulista. Durante quatro sextas-feiras consecutivas, a apresentadora Sabina Simonato deixará o estúdio para ficar ainda mais próxima do público que vive fora da Região Metropolitana de São Paulo. A primeira parada será em Campinas, onde Sabina se junta à apresentadora Talita Nonato, do ‘Bom Dia Cidade’, da EPTV, para celebrar antecipadamente o aniversário da cidade, comemorado em 14 de julho. Juntas, elas percorrem o Parque Portugal, às margens da Lagoa do Taquaral, onde vão interagir com o público. Repórteres da afiliada da Globo também farão entradas ao vivo de locais emblemáticos como a Catedral Metropolitana, o Instituto Agronômico (IAC) e o laboratório Sirius, um dos mais avançados das Américas. No dia 18 de julho, o jornal será transmitido de Ribeirão Preto, cidade reconhecida como uma das capitais do agronegócio no Brasil. Sabina estará ao lado de Luara Gallacho, do ‘Bom Dia Cidade’, da EPTV, para visitar pontos históricos como o Mercado Municipal e o Teatro Pedro II. A equipe também mostrará ao vivo as plantações de cana-de-açúcar e baunilha, além da movimentação na Ceagesp local, importante centro de distribuição de alimentos. 

Já no dia 25 de julho, é a vez de São José dos Campos receber o ‘BDSP’. Sabina e Arthur Costa, do ‘Bom Dia Vanguarda’, da Rede Vanguarda, exploram o Revelando São Paulo, festival que celebra as tradições culturais do estado e acontece de 24 a 27 de julho, data do aniversário da cidade. A programação inclui ainda visita ao Parque Vicentina Aranha, um dos principais cartões-postais da região. Encerrando as ancoragens no interior, no dia 1º de agosto, o jornal será transmitido de Bauru, em uma edição comemorativa dupla: o aniversário da cidade e os 65 anos da TV TEM Bauru. Sabina estará acompanhada de Thais Andrioli, do ‘Bom Dia Cidade’, para mostrar as festividades no Parque Vitória Régia e revelar a receita do icônico sanduíche bauru, considerado o lanche mais famoso do Brasil. 

A programação especial do ‘Bom Dia São Paulo’ em julho inclui ainda o quadro ‘Modo Férias’, com dicas de lazer para toda a família durante o recesso escolar na Região Metropolitana de SP. Desde o início do mês, o repórter Rômulo D’Avila mostra ao vivo atividades variadas, acessíveis e que promovem bem-estar, saúde mental e diversão para todas as idades.

Comentários