Chaves e Chapolin chegam ao Globoplay com nova dublagem e episódio com censura

Capa de Chaves no Globoplay

Nesta segunda-feira (21), as séries Chaves e Chapolin estrearam oficialmente no catálogo do Globoplay.

Ao todo, os primeiros 88 episódios de cada série foram disponibilizados. Os episódios que já haviam sido exibidos pelo SBT chegaram com a clássica dublagem Maga. Já os episódios inéditos na emissora vieram com a nova dublagem da Rio Sound, realizada entre 2024 e 2025 a pedido da Televisa — a mesma versão que já pode ser vista no Amazon Prime Video.

A escolha gerou frustração entre os fãs, que esperavam a dublagem feita pelo estúdio Som de Vera Cruz para o Multishow em 2018, exclusiva até então dos episódios que nunca haviam sido exibidos pelo SBT. Essa versão ficou conhecida por respeitar os textos originais e trazer um trabalho mais próximo ao original mexicano.

Curiosamente, ao menos um episódio de Chaves no Globoplay está com a dublagem do Multishow: "Como Sujar uma Roupa de Festa" (1974). Apesar de possuir dublagem clássica, esse episódio foi redublado pelo canal pago em 2018, já que a Televisa não havia enviado o áudio original à época.

Segundo o Fórum Chaves, no X (antigo Twitter), a Globo tem interesse em disponibilizar a dublagem do Multishow na plataforma. No entanto, os direitos conexos da versão feita em 2018 expiraram em 2022 e ainda estão em processo de negociação. Por esse motivo, a emissora optou por usar a nova dublagem fornecida diretamente pela Televisa, que está livre de encargos adicionais.

Capa de Chapolin no Globoplay

Como se a polêmica em torno da nova dublagem não fosse suficiente, a Globo também desagradou os fãs das séries de Chespirito ao censurar um episódio de Chapolin. Trata-se do episódio "Guerra de Secessão / Mão Negra", exibido originalmente no México em 1974, dentro do programa Chespirito.

Foto do Episódio em versão cortada no Globoplay 

No episódio em questão, na esquete A Guerra de Secessão, Chespirito utiliza blackface ao interpretar um escravizado. Na versão disponibilizada pelo Globoplay, essa parte foi completamente cortada, restando apenas a segunda metade do episódio, com a esquete do Chapolin intitulada Mão Negra.

Episódio postado completo no Prime Vídeo

O episódio foi exibido normalmente com a esquete de Chespirito pelo Multishow entre 2018 e 2020, e está disponível completo no Amazon Prime Video. No SBT, o episódio Mão Negra era exibido regularmente desde 1990. Já a esquete A Guerra de Secessão estreou na emissora em 2006 e também foi transmitida normalmente até 2020. No entanto, essa esquete ainda não foi exibida nas reprises da série desde seu retorno ao ar em 2024. Apesar disso, não é possível afirmar que o motivo seja censura, já que a série foi retirada do ar no início de julho, restando cerca de 30 episódios ainda não exibidos.

Apesar das críticas dos fãs, o Globoplay não se manifestou sobre o corte em suas redes sociais. Vale lembrar que a plataforma já havia censurado anteriormente cenas de Malhação 1998 que também envolviam blackface — tanto no antigo Canal Viva quanto no próprio Globoplay. Após pressão do público noveleiro, as cenas voltaram a ser exibidas integralmente, com a adição de um aviso no início do capítulo, explicando que os conteúdos refletiam o contexto da época em que foram produzidos. Os fãs de Chapolin esperavam uma postura semelhante neste caso.

Independentemente das polêmicas, as séries continuam sendo sucesso de audiência. Chaves já ocupa o primeiro lugar no ranking de séries mais assistidas da plataforma, enquanto Chapolin aparece em sexto lugar.

Já no Amazon Prime Video, Chapolin também estreou nesta segunda-feira (21), com os episódios exibidos originalmente pelo SBT com dublagem Maga e os inéditos com a nova dublagem da Rio Sound — a mesma do Globoplay — e sem cortes por censura. Os únicos cortes presentes são os já conhecidos pelos fãs, realizados há anos pela própria Televisa. A série Chaves será disponibilizada na plataforma a partir da próxima segunda-feira (28).

O canal Multishow, pertencente ao Grupo Globo, também voltará a exibir Chaves e Chapolin a partir do dia 4 de agosto, às 10h30.

Comentários