Pular para o conteúdo principal

Tributo exibe homenagem à Neusa Borges, uma artista absoluta

Foto: Divulgação Globo

A conexão de Neusa Maria da Silva Borges com a arte é espiritual, segundo a própria cantora e atriz. A isso ela atribui o sucesso de tantos trabalhos que, por vezes, aconteciam a partir de pequenos personagens que tomavam grandes rumos, graças ao talento inestimável da artista. “A Neusa é uma atriz absolutamente visceral. Isso me apaixona”, afirma a autora Gloria Perez sobre a homenageada desta sexta-feira, dia 16, de ‘Tributo’, que vai ao ar após ‘Globo Repórter’. Projeto original Globoplay e TV Globo, a série documental chega à segunda temporada e busca reverenciar, aplaudir e manter vivo o legado de talentos que continuam brilhando nas telas e nos palcos. Direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, uma roda de samba em homenagem a Nega Borges – apelido que ela conta, orgulhosa, ter ganho de Grande Otelo – embala o especial, que conta com a participação de nomes como Xande de Pilares, Luís Miranda, Dhu Moraes, entre outros.

“Quando cheguei na última gravação, não esperava tanto amor e carinho. Foi uma surpresa olhar para todos os lados e me deparar com fotos dos personagens que já interpretei e ver aquele mundaréu de gente cantando: levei um susto! Ver todos ali me deu uma alegria no coração”, lembra Neusa, que desde menina sonhava com a vida de artista, tendo a cantora Emilinha Borba como uma das suas referências. Foi de Vinicius de Moraes que ela ouviu que seria uma das maiores atrizes do país quando desabrochasse o talento para a atuação, mas foi quando observou Léa Garcia brilhar no filme “Orfeu Negro” (1959), que Neusa Borges teve certeza do caminho que queria seguir. Anos mais tarde, estava no palco vivendo o estrondoso sucesso do espetáculo ‘Hair’ (1969).
 
Nascida em Florianópolis (SC) e criada no interior de São Paulo, a atriz vive atualmente em Salvador (BA). É na capital baiana que ela encontra, durante as gravações de ‘Tributo’, com o ator Luis Miranda, para uma conversa que revisita os grandes trabalhos de Neusa e as batalhas que teve de enfrentar ao longo da carreira. “É uma capacidade tão grande que ela tem de emocionar pela simplicidade, em pegar as palavras e transformar em vida”, acredita Luis Miranda. Foi entre suas travessias por Rio, São Paulo e por Salvador, que Neusa agarrou todas as oportunidades e deixou sua marca na música, na TV, no teatro e no cinema. Trabalhou como cantora por quase 20 anos e passou por várias emissoras, como as TVs Tupi, Manchete, Bandeirantes e SBT. Chegou a fazer parte do júri dos programas do Chacrinha e Silvio Santos. Na TV Globo, sua estreia em novelas foi em ‘A Escrava Isaura’ (1976), onde atuou com Léa Garcia e Zeni Pereira, duas de suas grandes referências que, ao lado de Ruth de Souza, formam o que Neusa chama de “escola”. Agora, com 82 anos de vida e mais de 60 de carreira, comemora papéis fora dos estereótipos que vem interpretando em novos trabalhos.

A atriz construiu uma parceria especial na televisão com os diretores Jayme Monjardim e Marcos Schechtman, além da autora Gloria Perez, que escreveu alguns de seus personagens mais marcantes, como Dalva, de ‘O Clone’ (2001), e Diva, que surgiu em ‘América’ (2005) e, anos mais tarde, reapareceu em ‘Salve Jorge’ (2012). Neusa é lembrada também por Madá, de ‘Dancin' Days’ (1978), e Florência, de ‘A Indomada’ (1997). Participou ainda da telenovela portuguesa ‘Valor da Vida’ (2018) e do especial ‘Falas Negras: Histórias (Im)Possíveis’ (2023). É parte do elenco atual da série ‘Encantado’s’ (2022-2025).

Ao longo de sua trajetória, Neusa ganhou diversos prêmios, como o de Melhor Atriz Coadjuvante pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), por sua atuação como Terê em ‘De Corpo e Alma’ (1992). Mais recentemente, na mesma categoria, recebeu um Kikito, no Festival de Gramado (RS) por ‘Mussum: O Filmis’ (2023). “O fato de ser uma atriz negra, vencedora, deixa o legado de inspirar outras gerações, de dar esperança”, resume a também atriz e cantora Zezé Motta. Soltando a voz ou transformando texto em vida e carisma, Neusa deixa seu recado: “Quando fala ‘ação!’, ninguém segura Nega Borges”.

‘Tributo’ é uma série Original Globoplay e TV Globo com redação de Nathalia Oliveira, Carlyle Junior e Lalo Homrich; direção artística de Antonia Prado; direção de Matheus Malafaia e Marcos Nepomuceno, produção de Elaine Sá, produção executiva de Fernanda Neves e direção de gênero de Claudio Marques.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo: Os Bastidores e as Últimas Definições da Nova Programação do SBT

A última semana de junho e a primeira de julho serão decisivas para a nova grade de programação do SBT. O blog InfoTV recebeu com exclusividade as informações mais atualizadas sobre os planos da emissora para os próximos dias — e as indefinições ainda são muitas. Chaves e Chapolin devem seguir no horário nobre, porém por pouco tempo: Segundo o site Brasil Scenes , brilhantemente conduzido por Bruno Dames , Chaves e Chapolin devem continuar sendo exibidos à noite no SBT. Segundo nossas fontes, algumas grades estão sendo estudadas até o momento as grades cogitadas foram: Grade 1 (apontada por duas fontes como a mais provável até o momento) : 20h45 – As Filhas da Senhora Garcia 21h45 – Chaves 22h05 – Chapolin 22h30 – Programa do Ratinho 23h30 – Faixa Especial Grade 2 : 20h45 – Chaves 21h05 – As Filhas da Senhora Garcia (após o fim do Jornal da Record, estratégia para concorrer diretamente) 22h00 – Chapolin 22h20 – Programa ...

Mudanças silenciosas: +SBT encerra canais +Saudade e +Pop e reformula +TvZYN como +Kids

Quando foi lançado, em agosto de 2024, o +SBT contava com 10 canais FAST: +Saudade, +Silvio Santos, +Novelas, +TvZYN, +Humor, +Pop, +Cinema, +Séries, +Criança e +Informação. Em fevereiro de 2025, com o objetivo de otimizar os canais e oferecer uma programação mais alinhada aos interesses do público, cinco deles foram descontinuados. Suas programações foram incorporadas por outros canais, resultando na seguinte configuração: +Silvio Santos +Saudade , que passou a incluir parte da grade do +Humor +Pop , que absorveu os conteúdos dos canais +Séries e +Cinema +TvZYN , que passou a exibir também a programação do +Criança +Novelas Mudanças inesperadas no +SBT pegam fãs de surpresa na virada do mês Na virada do mês, à meia-noite entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o aplicativo do +SBT passou por atualizações significativas — e silenciosas. As mudanças foram feitas sem qualquer aviso prévio ao público, que aguardava normalmente a programação de domi...

Exclusivo: Mudanças no +SBT, emissora esclarece ao InfoTV retirada de canais e conteúdos do catálogo

Após um domingo de muitas dúvidas por parte dos fãs da plataforma de streaming +SBT — que notaram a retirada de canais e conteúdos do catálogo — conseguimos uma resposta oficial da assessoria do SBT sobre as mudanças e os novos focos da plataforma. Na manhã desta segunda-feira (2), enviamos o seguinte e-mail à assessoria de imprensa do SBT: "Bom dia, tudo bem? Espero que sim. O contato de hoje é para esclarecer algumas dúvidas sobre o +SBT. Na virada do dia 31 para o dia 1º, os canais +Saudade e +Pop foram removidos da grade do +SBT, e o canal +TV ZYN foi substituído pelo +Kids. Além disso, todos os filmes foram retirados do catálogo e a aba “Filmes” deixou de existir. Diante disso, os leitores do nosso site têm solicitado um posicionamento da emissora: há um motivo para essas mudanças? Quais são os próximos passos da plataforma? Inclusive, muitos estão se perguntando se o serviço será encerrado. Caso possam enviar uma nota oficial esclarecendo a situação, agradec...