Pular para o conteúdo principal

“Eu acho que hoje nós já somos particularmente reféns da tecnologia”, diz Anderson Soares, especialista em inteligência artificial, no Provoca

Foto Marina Buozzi

Nesta terça-feira (20/5)Marcelo Tas conversa, no Provoca, com o especialista em Inteligência Artificial Anderson Soares. No bate-papo, o professor fala sobre como lidar com as mudanças que a IA vem causando no mercado de trabalho; comenta que já somos reféns da tecnologia; explica como o Brasil deve entrar na corrida da IA, e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Qual é o nosso papel no uso de uma ferramenta tão poderosa?, pergunta Tas. “Eu vou dar o meu exemplo como professor (...) já tem uns 10 anos que eu me pergunto assim: por que o aluno vem até aqui? Vem até o Campus Samambaia para assistir a minha aula, sendo que tem 20 aulas melhores do que a minha? (...) a conclusão que eu cheguei é que os alunos ainda vão assistir minha aula para entender, por exemplo, o que eu conversei com uma determinada empresa na semana passada. As aulas ficaram muito mais com valor sobre experiências do que sobre conteúdos. Isso é uma mudança para o profissional da educação, por exemplo. Então, eu acho que todas as profissões têm um impacto e a gente vai ter que entender o que a tecnologia está impactando e como ela pode me ajudar”, explica Soares.
 

Em outro momento da edição, o especialista responde se ele vê o mundo refém da IA daqui a alguns anos. “Eu acho que hoje nós já somos particularmente reféns da tecnologia (...) se o meu smartphone parar de funcionar e a telecomunicação parar, eu acho que eu não consigo andar nem em Goiânia onde eu moro (...)  a questão é que muito provavelmente esse nível de dependência vai aumentar”, diz. E que risco é esse?, pergunta Tas. “Você ter a máquina ou fazendo muita coisa por você ou te auxiliando a ponto de você ter uma certa dependência. Então, hoje eu costumo falar para os meus alunos que, olha, tira um dia para não acessar o mundo digital”, comenta.
 

O especialista explica que a IA tem três ingredientes: Recursos Humanos, Dados e Infraestrutura. E que nos dois primeiros, o Brasil está muito bem, mas em infraestrutura precisa melhorar bastante, e enfatiza quais os benefícios se isso acontecer. “Pelo menos ter uma chance de se posicionar melhor na corrida global. Porque a história nos ensina, em todas as revoluções industriais, o tempo é sagrado quando você está falando de disrupções tecnológicas. Se você entra daqui a 10 anos, 50 anos, faz uma total diferença no desenvolvimento social e econômico de uma sociedade”.

Sobre Anderson Soares

É engenheiro de formação, professor do instituto de informática da UFG (Universidade Federal de Goiás) e cientista, sendo um dos mais notáveis no campo da Inteligência Artificial no Brasil.

É Mestre pela USP, Doutor pelo ITA e participou da criação do primeiro curso de graduação em Inteligência Artificial do país na UFG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo: Os Bastidores e as Últimas Definições da Nova Programação do SBT

A última semana de junho e a primeira de julho serão decisivas para a nova grade de programação do SBT. O blog InfoTV recebeu com exclusividade as informações mais atualizadas sobre os planos da emissora para os próximos dias — e as indefinições ainda são muitas. Chaves e Chapolin devem seguir no horário nobre, porém por pouco tempo: Segundo o site Brasil Scenes , brilhantemente conduzido por Bruno Dames , Chaves e Chapolin devem continuar sendo exibidos à noite no SBT. Segundo nossas fontes, algumas grades estão sendo estudadas até o momento as grades cogitadas foram: Grade 1 (apontada por duas fontes como a mais provável até o momento) : 20h45 – As Filhas da Senhora Garcia 21h45 – Chaves 22h05 – Chapolin 22h30 – Programa do Ratinho 23h30 – Faixa Especial Grade 2 : 20h45 – Chaves 21h05 – As Filhas da Senhora Garcia (após o fim do Jornal da Record, estratégia para concorrer diretamente) 22h00 – Chapolin 22h20 – Programa ...

Mudanças silenciosas: +SBT encerra canais +Saudade e +Pop e reformula +TvZYN como +Kids

Quando foi lançado, em agosto de 2024, o +SBT contava com 10 canais FAST: +Saudade, +Silvio Santos, +Novelas, +TvZYN, +Humor, +Pop, +Cinema, +Séries, +Criança e +Informação. Em fevereiro de 2025, com o objetivo de otimizar os canais e oferecer uma programação mais alinhada aos interesses do público, cinco deles foram descontinuados. Suas programações foram incorporadas por outros canais, resultando na seguinte configuração: +Silvio Santos +Saudade , que passou a incluir parte da grade do +Humor +Pop , que absorveu os conteúdos dos canais +Séries e +Cinema +TvZYN , que passou a exibir também a programação do +Criança +Novelas Mudanças inesperadas no +SBT pegam fãs de surpresa na virada do mês Na virada do mês, à meia-noite entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o aplicativo do +SBT passou por atualizações significativas — e silenciosas. As mudanças foram feitas sem qualquer aviso prévio ao público, que aguardava normalmente a programação de domi...

Exclusivo: Mudanças no +SBT, emissora esclarece ao InfoTV retirada de canais e conteúdos do catálogo

Após um domingo de muitas dúvidas por parte dos fãs da plataforma de streaming +SBT — que notaram a retirada de canais e conteúdos do catálogo — conseguimos uma resposta oficial da assessoria do SBT sobre as mudanças e os novos focos da plataforma. Na manhã desta segunda-feira (2), enviamos o seguinte e-mail à assessoria de imprensa do SBT: "Bom dia, tudo bem? Espero que sim. O contato de hoje é para esclarecer algumas dúvidas sobre o +SBT. Na virada do dia 31 para o dia 1º, os canais +Saudade e +Pop foram removidos da grade do +SBT, e o canal +TV ZYN foi substituído pelo +Kids. Além disso, todos os filmes foram retirados do catálogo e a aba “Filmes” deixou de existir. Diante disso, os leitores do nosso site têm solicitado um posicionamento da emissora: há um motivo para essas mudanças? Quais são os próximos passos da plataforma? Inclusive, muitos estão se perguntando se o serviço será encerrado. Caso possam enviar uma nota oficial esclarecendo a situação, agradec...